A Internet se tornou uma
constante na vida de todos nós a partir dos anos 2000 e com ela, algumas
necessidades. Algumas que realmente continuaram como necessidades, outras que
vieram a ser “perfumaria” e outras realmente esquecidas.
Rede social está acima ou em um
patamar totalmente diferente da própria internet. Elas têm dentro de si uma
junção de interação, amizade, conhecimento e outros fatores que, ao se tornarem
on-line, mudaram a história da internet, da relação interpessoal, dos negócios
e de quase todo o resto do planeta. E ainda tem muito o que mudar. Exemplo
disso é o número gigantesco de internautas nas redes sociais que já atinge
um sétimo da população mundial. Temos um leque muito grande de opções de redes
sociais, uma para cada tipo de relação que você desejar.
Se os anos 90 foram os anos da
internet difundida. Os anos 2000 foram os anos da internet dissipada. Nas casas
e nos trabalhos a internet foi rapidamente absorvida e invadiu a vida de todas
as pessoas. Com isso, a necessidade de se relacionar foi cada vez maior. As
redes sociais aumentaram a sua propagação e cada vez mais pessoas foram
comprando essa ideia e as próprias redes foram se adequando e evoluindo com o
tempo.
O grande “Boom” da história foi
em 2002 com a criação do Fotolog. O Fotolog baseava-se em postar uma foto e
fazer um comentário, escrever um texto ou o que quisesse com a possibilidade
dos outros usuários comentarem aquele post. O Fotolog ainda está na ativa com
32 milhões de usuários, com mais de 600 milhões de fotos carregadas e está
presente em mais de 200 países.
Logo em seguida foi criado o
Orkut, uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 e
desativada em 30 de setembro de 2014. O alvo inicial do Orkut era os EUA, mas a
maioria dos usuários foi do Brasil e da Índia. Devido ao bom resultado obtido
no Brasil, o Orkut ganhou versão em português em abril de 2005, era a rede
social mais acessada no Brasil, sendo que no ano de 2009 contava com a
participação de 25 milhões de brasileiros.
O Facebook foi lançado em 4 de
fevereiro de 2004 – criado por Mark Zuckerberg e por seus colegas de quarto da
faculdade Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes -, e contava com
mais de 400 milhões de usuários ativos. No Brasil, foi introduzido em 2008 e
atingiu a marca de 1 milhão de usuários em apenas um ano.
O Twitter é uma rede social e um
servidor para microblogging, criada em 21 de março de 2006, que permite aos
usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos
de até 140 caracteres, conhecidos como “tweets”),
por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de
gerenciamento.
O MSN Messenger foi um programa de
mensagens instantâneas criado pelo Microsoft Corporation. O serviço nasceu em
22 de Julho de 1999, anunciando-se como um serviço que permitia falar com uma
pessoa através de conversas instantâneas pela Internet.
Criadas em 2010, temos duas redes
sociais em especial que tem chamado a atenção, juntado usuários e movimentando
muito dinheiro.
O Instagram, uma rede social
móvel, que permite tirar ou fazer upload de uma fotografia permitindo que você
use filtros diferentes e opções de foco para deixar a sua foto bem
personalizada. Comprada pelo Facebook por 1 bilhão de doláres, a rede social
foi sucesso instantâneo e o número de usuários gira em torno dos 12,4 milhões.
E o Pinterest que, como no
Instagram, também permite que você tire ou faça upload de alguma foto, mas ele
não tem opções de personalização. Em contra partida existe o botão “pinar”
(compartilhar) que permite a postagem de fotos de outras pessoas no seu painel.
Tendo mais tráfego que o Youtube, Flickr e G+ juntos. O Pinterest se torna cada
vez mais notável no quesito sucesso. Com 10.4 milhões de usuários o
Pinterest vem crescendo cada vez mais.
Referências
http://www.wt11.com.br/a-historia-das-redes-sociais/
http://marielydelrey.com/trabalhos/tcc/TCC-A-Evolu%C3%A7%C3%A3o-da-Publicidade-na-Internet-M%C3%ADdias-Sociais.pdf







0 comentários:
Postar um comentário